Marketing

Seu restaurante não precisa de redes sociais!

Postado por
Breno Gomes
Tempo de leitura: 3 minutos

Não acredite se alguém te disser isso. É mais do que comprovado que as marcas precisam estar presentes nas redes sociais, ainda mais pra você, que possui ou tem interesse em abrir um restaurante ou hamburgueria. Mas só estar presente nas redes sociais não é suficiente para alcançar seu público e aumentar suas vendas, é preciso agir de maneira estratégica para atingir os resultados esperados.

Por isso, nós da House separamos aqui 5 dicas bem simples (mas muito relevantes) pra você melhorar a percepção do seu restaurante e vender mais pelas redes sociais.

#1 - TENHA UMA IDENTIDADE EXCLUSIVA


Sabe quando você vê um post no Instagram e, só de bater o olho nele, já sabe de que marca é, só pelas cores ou estilo das fotos? Isso tem a ver com a identidade dessa marca. Empresas reconhecidas no mercado se diferenciam por meio das suas identidades, sejam elas visuais ou verbais. Quer um exemplo prático? Quando criamos a marca do Sushi 2 You, ao invés de seguirmos o padrão de mercado e usar as cores preto, branco e laranja (cores padrão no universo de restaurantes de comida japonesa), decidimos usar as cores rosa e amarelo. Diferente, né? Essa foi a ideia! Fugimos do padrão justamente para que a marca tivesse uma identidade exclusiva.

Definindo suas cores, fontes, estilos de fotos e linguagem, é só se manter constante até que seu público comece a reconhecer a marca. Fazer um post com um padrão em um dia e no outro mudar totalmente o estilo não é bom, ok?



#2 - FAÇA FOTOS DE BOA QUALIDADE

Comida se come primeiro com os olhos, e como as redes sociais são totalmente visuais, ter boas fotos que mostrem seu produto é essencial. Ninguém quer abrir o perfil de uma hamburgueria e se deparar com um monte de artes, mas nenhuma imagem real do produto, correto? A House foi pioneira em Juiz de Fora na fotografia de gastronomia, inclusive, temos um perfil no Insta só pra isso: clique aqui para conhecer o PhotoFood e se inspire com nossas imagens. 

Mas você precisa necessariamente contratar uma empresa pra fazer isso? Talvez não. Se você tiver um celular com uma câmera boa, uma iluminação ambiente adequada e um mínimo conhecimento de fotografia, já vai ajudar bastante. O importante é mostrar o seu produto de modo que gere o famoso appetite appeal (vontade de comer).



#3 - INTERAJA COM SEU PÚBLICO

Redes sociais servem pra quê? Pra interagir com os outros, correto? Pois bem, com seu restaurante não deve ser diferente. Responda sempre os comentários, tire as dúvidas dos clientes e reposte os stories quando eles marcarem seu restaurante. Deixe seu público entender que você está aberto para interagir com ele. Isso fará muita diferença e impactará muito na fidelidade dos seus clientes.


#4 - SEJA FREQUENTE E POSTE NOS HORÁRIOS DE MAIOR APELO

Fazer um post hoje e outro daqui a 2 meses não é bom, ok? O algoritmo das redes sociais prioriza perfis que se mostram constantes na criação de novos conteúdos. Mas também não vá fazer vários posts por dia, tá bom? Seu público pode “enjoar” de você e acabar deixando de seguir. Comece com umas 3 postagens no feed por semana. Nos stories você já pode postar diariamente, aí não tem problema. Só não se esqueça da dica número 1.

Quanto aos horários de postagem, seja inteligente. Se você vende almoço, não adianta fazer um post às 16h, porque seu público não vai ter interesse em você nesse horário. Indicamos fazer postagens entre 1 e 2 horas antes do momento em que você quiser vender. Assim, a probabilidade do seu cliente fazer um pedido vai ser maior. Foque também em criar postagens em dias estratégicos, como nos finais de semana para as hamburguerias, por exemplo, quando o público está mais disposto a consumir seu produto.


#5 - IMPULSIONE, IMPULSIONE, IMPULSIONE

Por fim, mas não menos importante, não deixe de impulsionar suas publicações. Se você não souber usar o gerenciador de anúncios, vá no botão azul “impulsionar” sem medo. Selecione os interesses, idade do público que quer atingir e a região. Invista mais nas postagens de maior apelo pra consumo, como aquele pedaço de pizza com o queijo derretendo ou a salada fresca e deliciosa. Deu água na boca aí?

Como sempre dizemos por aqui, faça testes. Invista uns 20 reais em um post e veja como vai ser. Aos poucos você vai entendendo quanto deve investir e quais postagens geram mais interações e vendas.


///


O que achou desse conteúdo? Aplique esses conhecimentos nas redes sociais do seu negócio e acompanhe os resultados. Caso queira um auxílio mais profissional para fazer com que sua marca seja desejada pelos clientes, CLIQUE AQUI para conhecer nosso trabalho de Gestão de Redes Sociais. Somos especialistas no setor de bares, restaurantes e hamburguerias. Temos pacotes com um ótimo custo benefício. Grande abraço e até a próxima!



TEMOS MAIS PRA VOCÊ

Outros posts

Inspiração
5 dicas para você #FOCAR no seu trabalho em home office
Read More