Inspiração

5 dicas para você #FOCAR no seu trabalho em home office

Postado por
Breno Gomes
Tempo de leitura: 2 minutos

Focar, para muitas pessoas (eu me incluo nessa), é uma tarefa muito difícil, ainda mais trabalhando em home office. Mas existem técnicas e informações que podem te ajudar nisso. O livro Hiper Foco (Chris Bailey) é dividido em duas partes: a primeira fala do hiperfoco em si, essa capacidade de focar totalmente em determinada tarefa por um tempo específico. A segunda parte fala sobre a importância de não estar tão focado para ser mais criativo, pois, na grande parte das vezes, a criatividade nasce em um ambiente mais "relaxado", vamos dizer assim. Aqui, quero me ater ao ponto do hiper foco, deixando algumas dicas bem práticas pra você:


#1: Deixe de lado essa ideia de ser multitarefa.

Não somos uma máquina capaz de fazer muitas coisas com qualidade ao mesmo tempo. Por isso, quanto mais complexa for a tarefa, mais exclusivo a ela você deve ser. Faça uma tarefa por vez e seu dia será mais produtivo.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


#2: Defina a prioridade das tarefas e comece pela mais importante.

É bem provável que a tarefa mais importante do seu dia também seja a menos atraente, mas é por ela que você deve começar. Faça sua lista de tarefas e questione: Qual delas é a mais importante? qual delas precisa ser feita hoje? qual delas não é tão urgente? responda a essas perguntas e mande ver.


#3: Identifique e se livre das distrações.

Uma mesa desarrumada, pessoas falando ao seu lado, celular vibrando a cada notificação. Tudo isso pode prejudicar e muito sua capacidade produtiva. Tente colocar sua estação de trabalho em um ambiente mais tranquilo, coloque o fone de ouvido para diminuir o som externo (caso não consiga ficar em um local silencioso), tire o máximo de notificações do celular e tente identificar os momentos que você perde seu foco. Só de perceber esses momentos, sua capacidade de foco será melhorada.


#4: Na medida do possível, crie regras pessoais.

Só dê uma relaxada pra olhar as redes sociais ou levantar pra comer alguma coisa depois de realizar algum ponto específico da tarefa. Trabalhe em blocos e, depois de realizar cada um, se dê algum "prêmio". Parece bobeira, mas isso é bom porque soa para o nosso cérebro como um estímulo ao trabalho.


#5: Por fim, tenha uma rotina mais próxima possível da sua jornada de trabalho habitual.

Acorde cedo, tome seu café, troque de roupa (sim, nada de trabalhar de pijama), e respeite os horários de almoço e café da tarde. Talvez, dependendo da sua empresa, você poderá trabalhar em turnos mais produtivos. No meu caso, me sinto mais produtivo à noite, então consigo começar e terminar a jornada um pouco mais tarde.

//

Espero que essas dicas sejam úteis para você. Se tiver interesse em aprofundar o conhecimento, adquira o livro e entre no modo de hiper foco.

TEMOS MAIS PRA VOCÊ

Outros posts

Branding
Que tipo de gente sua marca vai ser? O papel da personificação na criação e no fortalecimento de marcas
Leia mais
Branding
Amor líquido, ódio sólido. O novo consumidor e sua relação com as marcas
Leia mais
Branding
Marcas em crise
Leia mais